segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

D. ELIO SAUDA TODO O POVO DO NIASSA E SEUS AMIGOS

Caríssimos,
Os melhores votos de Bom Natal e Feliz Ano Novo 2011
Jesus, o Filho de Deus, quis nascer como menino da virgem Maria para mostrar até que ponto o Coração do Pai que o envia, está cheio de amor e quer salvar a humanidade toda da sua frágil condição de pecado.
“E o Verbo se fez Homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai cheio de amor e fidelidade”(Jo 1,14).
Depois de alguns anos de silêncio, a revista Diocesana
AS COMUNIDADES DO NIASSA
Ressuscita e quer continuar a sua função de ser uma forma concreta de informação e de formação para todas as missões da nossa Diocese. Sentíamos a falta deste subsídio e nos parecia que cada um de nós estava desamparado.
Os  “autores” desta nova etapa, asseguraram que o revista terá saída cada três meses: espero seja verdade!  É claro que ela , sendo formativa e informativa, terá que ser abastecida pelas novidades de qualquer novidade que julgardes oportuna.
Pedimos a colaboração de todos.
Além da página escrita, ela será publicada no nosso sito internet:
http://www.diocesedelichinga.blogspot.com para os que quiserem coligar-se e ler notícias, acontecimentos, artigos. A revista se apresentará acessível, fresca.
Neste primeiro número condensamos alguns temas que são importantes e que achamos de interesse por todos: as conclusões do nosso Conselho Pastoral  Diocesano ( Cuamba 22/24 Novembro 2010); a revisão das Comissões Diocesanas e sua concreta tarefa; notícias várias da Diocese ; Programa pastoral de formação a todos os níveis nas paróquias da Diocese; a formação permanente do clero, das religiosas e dos leigos; sugestões para as visitas pastorais do próximo ano; possíveis novas nomeações; o Plano Estratégico e informe da Comissão Económica sobre as novas normativas que queremos dar às OBRAS da Diocese; a implementação do DIZIMO.
Nada de estranho, mas alertamos todos acerca da responsabilidade sobre os problemas vitais da nossa Diocese e actuações concretas em vista a uma pastoral de conjunto e da estrada a percorrer para uma real autonomia económica da Diocese no arco dos próximos quatro anos.
A revista quer ser órgão oficial e normativo para todos.
O nosso apelo vai aos padres diocesanos, aos religiosos e religiosas, aos animadores das comunidades e às comunidades cristãs todas da Diocese.
Será muito positivo o diálogo entre as várias equipas missionárias: algumas muito adiantadas na formação dos ministérios e outras muito paradas, tímidas e com falta de iniciativa. Espero muitíssimo das paróquias e párocos que têm abertura e realizam coisas grandiosas nas suas comunidades: serão nosso exemplo e nossa ajuda concreta. A partilha e o diálogo serão a nossa maneira de colaborarmos com força e entusiasmo na construção do Reino de Cristo nas almas e na sociedade.
Na revista teremos espaço para a informação sobre o trabalho da CEM a nível de Moçambique, documentos da Igreja Universal e das Instituições das Conferências episcopais da África Austral ( IMBISA) e das de África inteira ( SECAM).
O nosso caminho é com todos os bispos e comunidades cristãs de África: principalmente agora que queremos todos juntos enfrentar os desafios lançados pela última Assembleia especial do Sínodo dos Bispos sobre a “Igreja em África ao serviço da justiça, da reconciliação e a paz”.
Esperamos quanto antes o documento do Papa que nos lance na maravilhosa aventura do “novo Pentecostes”para a salvação da nossa África: o comboio da evangelização já está a correr e espera que todos subam e todos dêem o seu contributo.
Irmãs e irmãos caríssimos: O menino Jesus que nos foi dado pelo Pai, desperte em nós, mediante o seu Espírito, uma doação alegre e plena à causa do Evangelho.
O vosso bispo
Dom Elio Greselin

Lichinga 27 de Dezembro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário