terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ASSEMBLEIA DIOCESANA



No dia 22 e 23 de Novembro Realizou-se a Assembleia Diocesana
Participaram nela todos os sacerdotes diocesanos e missionários, animadores das paróquias e comunidades, irmãs e alguns membros de comissões Pastorais, esta teve lugar em Cuamba  e presidida pelo Sr. Bispo da Diocese coadjuvado pelo Vigário Geral Pe. Joaquim Lopes.

O Sr. Bispo abriu a assembleia com palavras esclarecedoras para a compreensão de todos os participantes:
Nesta assembleia não vamos mudar nada do que foram as outras assembleias, as bases serão as mesmas mas, sim vamos trabalhar na organização das paróquias, promovendo a formação a todos os níveis, esta formação será feita pelo pároco e comunidades missionárias que trabalham lá.
 Antigamente a formação era feita em alguns centros o que dificultava a participação mais abrangente do povo de Deus, agora queremos que a formação seja nas suas paróquias para chegar a maior número de pessoas. Cada paróquia deve levar a sério esta formação e o tema tem que ser a palavra de Deus, e a Eucaristia; por isso resumindo: a formação será nestas duas vertentes: - Bíblica e a Eucarística.”
D. Elio chamou a atenção também para os temas do grande “ Sínodo Para a África
Disse ainda: “Para a semana estaremos em Maputo na reunião da CEM depois na África do Sul para estudo e aprofundamento do Sínodo e a grande aposta é fazer chegar estes temas a todos os animadores e ao povo de Deus para serem trabalhados e assimilados”.
Continuando a incentivar todos os participantes D. Elio propôs alguns métodos de evangelização assim como, fazer grupos bem preparados para elaborar e realizar subsídios práticos, para assim poderem chegar a todos, e apelou também aos sacerdotes e à equipa missionária para baixar à realidade do povo fazendo subsídios que eles entendam, por isso, cada paróquia deve ter o seu conselho pastoral e começar a trabalhar os temas que lhes são propostos, já traduzidos  nas  suas próprias línguas para que todos possam compreender bem a palavra de Deus. Verificando, que a grande maioria dos crentes só tem o Domingo disponível, D. Elio apelou aos sacerdotes e equipas missionárias que se dediquem de alma e coração nestes dias em que o povo tem mais tempo disponivel para fazerem a formação.
Terminou estas palavras de abertura, deixando o apelo a toda a Assembleia:" temos que caminhar com a Igreja porque ela não está parada ela caminha sempre".

Sem comentários:

Enviar um comentário